Analisamos o Unihertz ATOM XL

É um Rádio DMR com Android? Ou um smartphone com Rádio DMR? Tanto faz!!! Analisamos o Unihertz ATOM XL.

IMPORTANTE: Este equipamento não é homologável junto a Anatel, portanto não pode ser comercializado nem utilizado no Brasil. Todavia se/quando você estiver pela Europa, Ásia (exceto Japão), Oriente Médio, Estados Unidos, poderá utilizar este equipamento normalmente e sem problemas. (FCC ID: 2AK6CATOMXL)

O FABRICANTE: A UNIHERTZ é uma fabricante de smartphones sediada em Shangai (China), com equipamentos em marca própria e modelos exclusivos, especializada em atender nichos específicos. Os modelos são poucos, mas costumam alcançar grande sucesso em vendas, a exemplo do ATOM que é o menor smartphone robusto com 4G (do tamanho de um sabonete); o TITAN, um smartphone com teclado qwerty destinado ao mercado corporativo saudosista do BlackBerry; o ATOM L que é um smartphone robusto destinado aos praticantes de esportes; e o ATOM XL, uma evolução do ATOM-L, também destinada a prática de esportes e que traz consigo um transceptor UHF Analógico e DMR, com multi-sensores e multi-GPS.

O EQUIPAMENTO: Lançado em Jul/2020, o ATOM XL é um smartphone com Android 10, com chassis reforçado em alumínio e borracha, resistente a água e poeira (IP68), tela Gorilla Glass de 4 polegadas, 6GB de RAM e 128GB de armazenamento (expansível), câmera de 48MP, suporta dois SIM cards 4G, bateria de 4300mAh. Seu hardware além de contar com multi-sensores e GPS de múltiplas bandas (GPS, Beidou, Glonnas), traz também: WiFi a/b/g/n/ac, Bluetooth LE 4, NFC, Leitor FingerPrint, emissor infravermelho, um transceptor UHF (400-480MHz) de 2W com módulos DMR e AMBE+ internos. Dimensões: 13,4cm X 6,6cm X 1,7cm, peso de 244 gramas.

O SISTEMA OPERACIONAL: Trata-se de um Android 10 padrão e oficial, com pacote completo de apps da Google, mais pacote de aplicativos selecionados, mais aplicativos específicos. O fabricante continua lançando atualizações e patches regularmente. Dentre alguns aplicativos interessantes, estão um app para NFC capaz de clonar tags, um app de controle remoto IR de uso geral, e o aplicativo para rádio DMR. Pode-se usar conjuntamente com outros aplicativos de PTT, como o Zello, Fleet, Echolink, etc.

Vamos ao que interessa: o Rádio DMR

Um dos poucos softwares do tipo e que realmente funcionam. Em outros equipamentos mais simples com Android e DMR (R700, W305, RugDMR, etc), os aplicativos de rádio são problemáticos e fracos, geralmente usam o “DJJ”, com deficiências de áudio, travamentos, não suporta time slots, nem messaging, configurações difíceis ou impossíveis, dentre outros problemas – muitos decorrentes de deficiências no próprio hardware.

A Unihertz, em conjunto com a AGold, optou por desenvolver um software próprio e específico para o ATOM XL, com o nome de “Digital Intercomm V2”. O aplicativo é bem simples de utilizar e não requer codeplugs: todas as configurações de zonas, canais, contatos, grupos, IDs, etc, são feitas no próprio aplicativo. Todavia, permite importar listas de canais e contatos, caso desejar importar listas grandes.

Abaixo seguem alguns prints das telas.

Algumas características deste conjunto aplicativo + hardware:

  • DMR Tier I e Tier II. Em canais digitais DMR que operam em hotspot dual, ou repetidoras, pode-se definir qual slot de tempo (1 ou 2) será utilizado, e também um color code entre 1 e 10. Para canais que operam em hotspot simplex ou em sistemas MOTOTRB, o Tier 1 está disponível também, através do slot “Direct Mode”
  • DVsync AMBE+ está presente como hardware, ou seja, um chip. Isto garante icação e decodificação de voz em tempo real, com fidelidade ao padrão AMBE, sem lags, sem sons metálicos: como em um HT;
  • DMR Messaging, disponível no app para envio e recebimento de mensagens de texto pela rede DMR;
  • Fácil mudança de TX: basta abrir a lista de contatos ou grupos, clicar no ID/TG desejado, e o canal passa imediatamente a assumir o novo destino na transmissão (ex: mudar a transmissão de um TG para outro sem a necessidade de mudar de canal);
  • Suporte a canais analógicos em UHF, com recursos de OFFSET, sub-tom CTSS / DTSS, PTT tone, squelch;
  • Offset baixo: o fabricante do módulo transceptor (DMR-006-HC4) garante um offset máximo de +-25Hz do centro, não havendo necessidade de calibrações e ajustes;
  • Potência de 2W (33dbm) quando em “HIGH” e 0.5W (27dbm) em “LOW”. A antena é removível, de padrão SMA-F idêntico ao usado pelos Baofeng UV (NUNCA TRANSMITA SEM A ANTENA!!!!);
  • Botão PTT no próprio chassi do equipamento, não depende de botões em tela para transmitir. Capaz de receber e transmitir mesmo com a tela desligada/travada;
  • Recurso de gravação de áudio, permite gravar os QSOs tanto digitais DMR quanto analógicos, para posterior reprodução ou compartilhamento.

Alguns pontos que devem ser considerados:

  • Duração da bateria: 24h em stand-by sem rádio, 12h em stand-by com rádio-escuta, 4h em uso intenso e com rádio eventual, 2h com QSOs constantes em potência máxima;
  • Bluetooth somente para audio output. Ou seja, o áudio do rádio até sai por fones de ouvido bluetooth, porém o microfone e acionador não operam por bluetooth – somente pelo smartphone. Para demais operações de mídia do Android, os dispositivos bluetooth operam normalmente;
  • Apesar de possuir conexão internet e ser um rádio DMR, diferente dos boxchip e rfinder, este software não atua como hotspot, somente como rádio.

PRÓS:

  • Realmente funciona como rádio DMR e analógico, tanto para radio-amadorismo quanto para aplicações SLP;
  • Design robusto, resistente a água, poeira, temperaturas extremas, quedas, pressão.
  • Excelente capacidade de processamento e memória, capaz de rodar os apps mais exigentes com facilidade.

CONTRAS:

  • Não homologável pela Anatel, não deve ser usado no Brasil;
  • Tela com resolução incomum (1136*640);
  • Difícil de encontrar, devido a alta demanda;
  • Bateria não é ruim, mas poderia durar mais;
  • 4G LTE compatível com poucos operadores;

CONCLUSÃO: uma opção boa e barata para quem deseja unir o HT DMR com smartphone em um único equipamento. Sendo uma opção mais acessível que o RFinder (USD999) e o Boxchip (USD749), o UNIHERTZ ATOM XL possui preço anunciado de USD329 e cumpre com o que promete.

AVISO: Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor (PU2UTR – Renato Machado) e não necessariamente representa as opiniões do R.C. Rancho da Amizade. Este conteúdo é meramente informativo, não comercial, e não representa orientação ou endosso para aquisição. O autor não responsabiliza-se por suporte e orientações sobre o equipamento e/ou softwares mencionados. A publicação “online” poderá ser alterada a qualquer momento e sem prévio aviso.