Os esforços da ARRA

Mais do que um grupo de amigos e associados, uma Associação de Radioamadores é uma entidade social com vida própria, cujo objetivo é proporcionar suporte financeiro e administrativo às iniciativas voltadas ao Radioamadorismo – aos radioamadores e a sociedade. A existência de uma “Taxa Associativa” é condição necessária para o suporte da associação nos custos necessários para a manutenção regular dos recursos mantidos em benefício dos associados, dos radioamadores, e da sociedade. Portanto, é correto e devido afirmar que todo associado é também um mantenedor.

Abaixo elencamos alguns dos recursos mantidos pela Associação de Radioamadores Rancho da Amizade – ARRA

REPETIDORA PY2RCA/012 (NO AR)

Operando em FM Analógico na Capital Paulista, QRG 147.390 offset +600 subtom 123.0. A estação conta com controladora de última geração, fornecendo além dos recursos usuais e também alguns recursos inovadores, incluindo gerenciamento remoto e possibilidade de interconexões. Baterias estacionárias e equipamento UPC garantem sua operação por até 48horas em caso de corte do suprimento de energia elétrica (falta de luz).

REPETIDORA PY2RCA/011 (NO AR)

Operando em FM Analógico na Grande SP, Zona Sul, QRG 439.375 offset -5000 subtom 123.0. Também conta com recursos de monitoramento e suprimento de energia por baterias estacionárias.

REPETIDORA PY2KBD (NO AR)

Operando em modo Digital Voice DMR/Brandmeister, na Grande SP, QRG 145.350 offset -600 CC1. Possui moderna controladora Digital Voice, com recursos adicionais aos tradicionais MMDVM, a estação também usufrui de recursos de monitoramento e suprimento de energia por baterias estacionárias.

UNIDADE REPETIDORA LITORAL-SP – PY2RCA/010 (NO AR)

Operando em modo Digital Voice DMR/Brandmeister, na Grande SP, QRG 439.375 offset -5000 CC1. Possui moderna controladora Digital Voice, com recursos adicionais aos tradicionais MMDVM, a estação também usufrui de recursos de monitoramento e suprimento de energia por baterias estacionárias objetivando atender parte do litoral norte de SP e parte da Baixada Santista.

UNIDADE REPETIDORA LITORAL-SP – PY2RCA/003 (NO AR)

Operando em FM Analógico no Litoral Paulista, QRG 145.230 offset -600 subtom 67.0. A estação conta com controladora de última geração, fornecendo além dos recursos usuais e também alguns recursos inovadores, incluindo gerenciamento remoto e possibilidade de interconexões. Baterias estacionárias e equipamento UPC garantem sua operação por até 48horas em caso de corte do suprimento de energia elétrica (falta de luz).

CONFERÊNCIA “RANCHO” NO ECHOLINK

Disponível 24 horas por dia e conectada à repetidora PY2KBD, pode eventualmente conectar-se com outras repetidoras mantidas pela ARRA e também com outras repetidoras pelo Brasil (mediante autorização prévia). Mantido em um servidor dedicado no datacenter AWS, conta com link redundante de baixa latência, gerenciado pelo software “thebridge” e associado a outros softwares de monitoramento e automação – o que lhe garante recursos inovadores, proporcionando conforto e segurança aos participantes e ao entorno conectado.

SUPORTE A “RODADAS” DE TERCEIROS

A ARRA auxilia diversas rodadas pelo Brasil, existentes e novas, em todos os aspectos: técnicos, operacionais, humanos. Desde a criação de certificados, orientação e formação de coordenadores, ampla divulgação, até suporte ao andamento, suporte ao engajamento, publicação de eQSL, dentre outros. Devemos lembrar que “as rodadas” são eventos sociais de extrema relevância ao radioamadorismo e aos radioamadores, portanto faz todo sentido que a ARRA preste seu apoio a estas iniciativas, e desta forma é verdadeiro afirmar que os associados da ARRA também contribuem com dezenas de rodadas pelo Brasil.

SISTEMA DE BOLETINS E SUPORTE A DEFESA CIVIL

A ARRA dispõe de um moderno sistema de boletins automatizados (mensagens pré-gravadas) com reprodução programada em uma ou mais estações repetidoras mantidas pela associação. Estes boletins são facilmente alterados e re-programados, e podem servir tanto a divulgação de eventos, boletins de Defesa Civil, boletins de relevância pública e até sobre emergências locais. Ademais, os associados ARRA são constantemente lembrados da importância no engajamento em ações de Defesa Civil e participação em simulações, e alguns de seus associados participam ativamente na REER-SP.

CUSTOS DE REPETIDORAS

Para CADA estação repetidora, os custos abaixo são obrigatórios e não podem ser neglicenciados:

Licenças de FuncionamentoEnergia ElétricaAluguel de Espaço
Manutenção da TorreManutenção de EquipamentosSeguros
Reposição de BateriasConexão InternetSinistros (raios, furtos, etc)

CUSTOS ADMINISTRATIVOS

A própria manutenção de uma Associação implica em custos obrigatórios:

Documentação CNPJCartórios, Correios, CourrierDespesas Administrativas
Realização de AssembleiasHonorários (contabilidade, jurídico, etc)Despesas Operacionais

Estes são alguns dos esforços da ARRA ao radioamadorismo, méritos da diretoria e principalmente dos associados. E há muito mais por vir: estamos só começando.